Refletindo sobre a importância da aprendizagem da leitura, podemos
constatar que essa é uma habilidade fundamental para o desenvolvimento de
outras habilidades. O aluno que sabe ler compreende melhor tudo o que o rodeia,
pois consegue relacionar e interpretar suas vivências de modo que estas se
transformam em aprendizagem.
Assim, Rangel (2010) afirma que a aprendizagem da leitura é um meio e
não um fim, para aprendizagens posteriores. Logo, crianças que tem problemas na
aquisição da leitura, provavelmente terão obstáculos no progresso escolar, pois
estes obstáculos surtirão efeitos em longo prazo para o desenvolvimento das
capacidades cognitivas, de socialização, já que a criança que não lê se sente
retraído frente a seus colegas na escola, além de dificuldades afetivas e
motivacionais, já que estas ao perceber sua dificuldade perdem a motivação pelo
estudo.
É importante dizer que dificuldades gerais na leitura ou na escrita,
possuem causas visíveis, e podem ser resultado de uma deficiência, como também
de fatores externos como, por exemplo, uma escola mal organizada, com pedagogia
e didática deficientes, abandono escolar, bloqueio afetivo, família
desestruturada ou instável, relacionamentos com a família e com pessoas do meio
social perturbados, além disso, meio cultural e socioeconômico desfavorável,
indivíduo pertencente a um grupo marginalizado pela sociedade. Tudo isso pode
gerar dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita, já que, as crianças
que são privadas de um meio sociocultural favorável, de um meio afetivo que o
motive a aprender, não têm a oportunidade de aprendizagens adequadas.
Referência: RANGEL, Tânia. Dificuldades de aprendizagem
na leitura.
Publicado pela SEI- Centro de desenvolvimento e aprendizagem. Endereço
eletrônico: http://sei-online.net/artigos.html.
Por: Rita Moreira
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