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quinta-feira, 10 de maio de 2012

DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA


Refletindo sobre a importância da aprendizagem da leitura, podemos constatar que essa é uma habilidade fundamental para o desenvolvimento de outras habilidades. O aluno que sabe ler compreende melhor tudo o que o rodeia, pois consegue relacionar e interpretar suas vivências de modo que estas se transformam em aprendizagem.
Assim, Rangel (2010) afirma que a aprendizagem da leitura é um meio e não um fim, para aprendizagens posteriores. Logo, crianças que tem problemas na aquisição da leitura, provavelmente terão obstáculos no progresso escolar, pois estes obstáculos surtirão efeitos em longo prazo para o desenvolvimento das capacidades cognitivas, de socialização, já que a criança que não lê se sente retraído frente a seus colegas na escola, além de dificuldades afetivas e motivacionais, já que estas ao perceber sua dificuldade perdem a motivação pelo estudo.
É importante dizer que dificuldades gerais na leitura ou na escrita, possuem causas visíveis, e podem ser resultado de uma deficiência, como também de fatores externos como, por exemplo, uma escola mal organizada, com pedagogia e didática deficientes, abandono escolar, bloqueio afetivo, família desestruturada ou instável, relacionamentos com a família e com pessoas do meio social perturbados, além disso, meio cultural e socioeconômico desfavorável, indivíduo pertencente a um grupo marginalizado pela sociedade. Tudo isso pode gerar dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita, já que, as crianças que são privadas de um meio sociocultural favorável, de um meio afetivo que o motive a aprender, não têm a oportunidade de aprendizagens adequadas.
 Referência: RANGEL, Tânia. Dificuldades de aprendizagem na leitura. Publicado pela SEI- Centro de desenvolvimento e aprendizagem. Endereço eletrônico: http://sei-online.net/artigos.html. 
Por: Rita Moreira

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